sábado, 12 de dezembro de 2009

Relacionado


Discutindo e pensando cá com meus seis botões de bolinhas brancas e pretas me veio a mente o verdadeiro trabalho que é se relacionar.
Tudo em nossa vida, todo o nosso dia está relacionado a relacionamentos.
Você acorda e tem que se relacionar com sua família, com sua cafeteira que insiste em demorar o café, com os 12 segundos que não abrem a porta da sua geladeira, com seu chuveiro que insiste em ser quente nos dias mais quentes e frio quando você o quer quente.
Então você relaciona seu rosto com pentes e maquiagens e aquela ultima remela insistente.
Sai de casa e tem as relações com seus vizinhos (a não ser que seja anti-social como eu), tem a relação com o motorista do ônibus, o cobrador do ônibus, as pessoas que você delicadamente vai esmagar até conseguir uma barra pra se agarrar feito um macaquinho, dae você se relaciona com pedestres e motoristas, gente mal educada, gente bem educada, gente mal comida, gente sem comida...
Em seu trabalho tem sempre aquele colega chato, o chefe, o sub-chefe, o empregado do sub-chefe, o pau mandado do empregado do sub-chefe que insiste em mandar em você te dizendo que "você tem futuro na empresa" e que ele estava ali só a 15 anos e já tinha alcançado tão longe. Então você pensa em se relacionar intimamente com um nó de forca.
E depois tem a família, parentaiada enorme, alguns chatos, alguns pentelhos, sempre rindo e mostrando pra você como a vida é linda, e meu Deus, você realmente pensa que a vida é linda mesmo quando o peru do natal ficou cru e você sente aquele maldito pedaço de azeitona que te escolheu pra amaldiçoar.
Por que as pessoas usam azeitona nas melhores comidas? É pra me castigar né?
E você se cansa, talvez tenha filhos, e se tiver, meus pêsames. Sim, filhos são lindos, seu eu em outro ser, o jeito de ser imortal... filhos são uma merda! Uma chateação eterna. Mas fazer o que, você os ama e os amará tão eternamente quanto os problemas que eles lhe trarão. Eu sou filha.
E então você ainda se relaciona com a casa suja, o cabelo que não tem jeito, a pele rachando de tanto monóxido de carbono e chateação e tudo tudo é culpa do governo. Sempre é culpa do mal relacionamento do governo com a população.
Seus dias se relacionam e se entrelaçam assim, diariamente, dia após dia, rotineiramente, exaustivamente e a vida é bela.
Re-lacionar. Deve ser algo como manter os laços, reatá-los, amarrar essa forca e apertar mais a cada dia. E você ama tudo isso. Ama muito tudo isso.
E por que? Por que somos seres humanos meu caro. Uma grande piada universal feita pra se lascar dia a dia sem poder culpar uma força maior por que os desgraçados do Adão e da Eva condenou toda a humanidade com sua gula, agradeçam a moça toda a TPM e cólica menstrual e dor de parto.
Mas você gosta. Nós gostamos. Nascemos nos relacionando e crescemos fazendo planos de nos relacionar. Eu também.
É pra isso que você deita todas as noites e acorda todos os dias. Pra se incluir no delicioso sistema. Simplesmente por que é bom. Por mais que te mate, é o que vai te dar prazer, se você tiver sorte, de graça.

Ônibus lotado, povo apertado
Será que na vida tudo é passageiro
Um calor danado, povo sem dinheiro
Tenho lá minhas dúvidas se Deus é brasileiro
Ôh, ôh, ôh
Deus não pega ônibus, nem lotação
Mas deve ouvir pedidos e reclamação
Não tem cor nem sexo nem estado civil
Coitado se ele for o gerente do Brasil
Me disseram que ele está em todo lugar
Nas filas, nas calçadas
Nas antenas e no ar
Não vou fazer pedidos nem lhe agradecer
Se Deus está na Terra ele vai ter que responder
Ôh, ôh, ôh
Não leve à mal tudo bem ô rapaz
Ei você ai em cima
Entre outras coisas que eu quero saber
Por favor me ensina
Como esse povo que sofre
Com fome, que passa mal
Vai batucar na panela vazia
E fazer carnaval
Ôh, ôh, ôh
Ai meu Deus
Eu só quero enteder

3 comentários:

  1. É tanto relacionamento que eu fico até confusa!

    ResponderExcluir
  2. Meu, relacionamento tá fora de moda... Vamos pra um menáge, ou coisa do tipo... É mais prático, e ninguém se machuca emocionalmente...

    ResponderExcluir
  3. Quem dera fosse simples assim milord...

    ResponderExcluir