sexta-feira, 3 de julho de 2009

Pré-conceito. Quando ele muda de lado.

Eu, volta e meia, entre minhas confusões e os papos com minha mãe na cozinha, debato sobre o preconceito.

Eu não me julgo uma pessoa preconceituosa, aceito bem quase todos os tipos de gente e se for preconceito excluir gente mal-caráter, aí sim eu me encaro preconceituosa.
Um pré conceito eh um julgamento precoce daquilo que vc nem conhece. Quem me conhece bem sabe que eu nem presto atenção ao que não conheço a não ser que me chame atenção, e se me chama a atenção eu busco conhecer. Sendo assim, tão desatenciosa, não tenho chance de formas conceitos ou preconceitos.

É normal chegarem a mim e dizerem: Ah, aposto que vc me achava insuportável antes de me conhecer
Eu: Mas pq?
Someone: Pela sua cara... me olhava de um jeito... seu jeito de falar comigo...

Nessas horas eu me preocupo de verdade e começo a pensar que minha cara normal é um horror! Pintanguy por favor me salve!
Minha cara eh a cara de quem tá voando no tempo e espaço, autistando, sonhando com o dia depois de amanhã ou filosofando sobre a vida inutil das formigas... enfim... eh cara de nada.
Meu jeito de tratar quem eu mal conheço eh a msma coisa. Eu too ocupada demais comigo mesma pra perder tempo fazendo conceitos bobos de alguém q conheci agora. Pra ganhar um espaço em minha mente a pessoa tem q ter alguma importancia pra mim. Aah... Egocêntrica sim, indelicada talvez, mas preconceituosa nunca.

Eu tenho amigos de todos os tipos, gays, lésbicas, safados, cdfs, patricinhas, futeis, nerds... de todos os tipos mesmo. Pra mim vale oq a pessoa é, oq me mostra ser, e não oq aparenta, até pq eu naum percebo mesmo as aparencias. Minha melhor amiga eh um viado!

Bem, pra explicar tudo isso, esse meu desabafo louco, tenho que relatar algo que aconteceu comigo e uma amiga, que estimo muito, mas que tem o leve e irritante defeito de escolher mal as palavras que usa.
Num fórum que compartilhamos desde antes da criação ela me apresentou um estilo estranho de colegiais japonesas... vou mostrar uma foto pra que fique mais claro:
Apresento-lhes o estilo Yamanba:



Depois do susto inícial, postei o seguinte comentário:

Caaaaracaa... Barbie Malibu Made in China...
Quer dizer... Made in Japan
xD
Fariam muito sucesso entre as drags x.x'


E ela me rebateu dizendo que eu deveria me desculpar pq podem haver pessoas que seguem ou curtem o estilo, que eu estava sendo preconceituosa.

Bem... o que disse a ela e oq vou dizer a vocês é que, um estilo desses não é nada normal, habitual, comum... quem o segue é divertido, concordo, mas todo mundo que segue um estilo bombastico tem que estar preparado pra encarar as mais diversas críticas, inclusive as brincadeiras... como a minha.
Posso ter pegado pesado, ter sido indelicada, mas não fui preconceituosa, nem com as Yamanba e muito menos com as drags, eu amo as drags.

Enfim... somos todos criados numa sociedade onde desde pequeno se aprende que preto eh preto, branco é branco, e cinza eh bicha... as brincadeiras de criança são todas preconceituosas e 'viado' sempre vai ser chingamento na boca dos nervosos, e 'negão' sempre vai ser carinho na boca dos amigos...
Somos miscigenados, é fato. Ser preconceituoso é crime, mas podar o direito de expressão também é... e a vitima passa a ser autor quando interpreta erroneamente. Vejam o caso dos negros americanos, eles lutaram pelo fim do Apartheid, conseguiram, mas hoje se isolam cada vez mais num mundo onde os 'branquelos' naum entram. Isso eh preconceito sim, e do lado errado.

E a todas as Yamanba do Brasil, do Japão e do mundo... mais uma vez, peço perdão se insultei de alguma forma, não foi minha intenção e se quiserem troar experiencias... beijosmeliga! ;*

-> E á propósito, esse visual se adiquire fazendo bronzeamento artificial extra power e deixando os cabelos sempre em tons platinados ou laranja, mesclado com um visual lúdico. É usado entre colegiais japonesas pra fazer uma alusão às bailarinas havaianas ou às gaijins (estrangeiras).

5 comentários:

  1. Bem, falar sobre preconceitos é uma tarefa dificil pq raramente pecebemos qndo Nós temos uma atitude preconceituosa, mesmo que brincando, mas ver nos outros uma atitude mais hostil é uma tarefa quase sobrenatural de tão fácil.

    Há pessoas que estão com os nervos tão a flor da pele, que pingo vira letra, um olhar distraido pode ser interpretado como estar encarando a pessoa por alguma coisa.

    Havia uma propaganda nem tão antiga que perguntava "Aonde vc guarda seu preconceito?" e tinha a imagem de 2 jovens de uns 17 anos, ele Negro, ela Branca, com a seguinte frase abaixo deles: "Ela tinha 3 anos quando disse que odiava negro."

    Pensando bem qqer coisa q nós definimos como loucura é sim uma forma de preconceito. É super comum vc ouvir alguem falar: "Ela é louca por cortar o cabelo dakele jeio", como no exemplo das Japinhas acima (oia o preconceito aki, ou será que não?).
    Tendemos a sentir repulsa por tudo aquilo que nós nao gostamos (Uma coisa boa com alguns pontos ruins). Assim como tendemos a pensar que "Uma vez mentiroso, sempre mentiroso" e sempre que esse alguem vier falar algo, ja começamos na defensiva esperando uma mentira.

    Diga-me se isso tb não é um preconceito.
    Pensamos muito no preconceito escancarado como Cor, Raça, Estilo, Modo de agir.

    É algo muito mais enraizado do que gostamos de admitir. E qndo damos a chance e acontece algo errado, voltamos a retranca e maldizemos a hora em que decidimos tentar.

    Bem, falei d mais e não sei se disse algo de útil, mas isso é algo que tem q ser retirado todos os dias.

    Estamos tentando.


    P.S.:o Apartheid foi na África do Sul.

    ResponderExcluir
  2. Sobre seu discruso sobre preconceito eu descordo em partes que naum vale a pena delongar por aki.
    Já sobre o Apartheid
    Tbm ocorreu nos EUA. Existiam bairros diferentes pra pretos e brancos... igrejas, escolas separadas... tanto que até hoje lá tem lugares de maioria negra (Bronx, Queens) e de maioria branca (Manhatan)

    ResponderExcluir
  3. Eu não consiguiria me expressar melhor sobre o assunto. De todos os post's que eu já li sobre preconceito o seu foi mais interessante. Agora só não sei em que grupo de amigos eu me encaixo, nos FUTÉIS ou nos SAFADOS :D

    ResponderExcluir
  4. Ta, falei falei falei e nao disse merda nenhuma de util u.u

    ResponderExcluir