sábado, 16 de maio de 2009

Era vidro e se quebrou...


Eu me prendo em leituras interessantes, e passeando pelos blogs da rede achei um que me interessou muito. No blog do Alex Huche (http://alexhuche.blogspot.com/) achei um texto muito interessante sobre Violência Doméstica e vou passar pra cá.

Quem nunca brincou de roda ao som de “O Cravo e a Rosa”?
Inacreditável, o que se incute nas cabeças das crianças.
A Violência Doméstica é algo tão sério, que existem leis para proteger as mulheres de homens agressores, que descontam suas frustrações na companheira destruindo as relações de toda uma família, é bem verdade que nem sempre o agressor é o homem, muitos homens sofrem nas mãos de mulheres agressivas, que os humilham e mal tratam.

Observemos com o que brincam nossas crianças:

“O Cravo brigou com a rosa
Debaixo de uma sacada
O Cravo ficou ferido
E a Rosa despedaçada

O Cravo ficou doente
A Rosa foi visitar
O Cravo teve um desmaio
A Rosa pôs-se a chorar"

E por falar em relações veja o caso de “Ciranda Cirandinha”, como as crianças aprendem a amar se além de brincarem ao som de “O Cravo e a Rosa”, cantam, também a “Ciranda Candinha”, que fala de um amor falso, tal e qual um anel de vidro, gerando assim uma descrença no amor. Como crescer crendo no amor? Assim se torna tudo muito mais difícil.

“O Anel que tu me destes
Era vidro e se quebrou
O amor que tu me tinhas
Era pouco e se acabou”

Onde está o mundo de fantasias?
Onde estão os sonhos?





E então!? Oq estamos ensinando as nossas crianças?? A desvalorizar o amor, a brigar embaixo de sacadas e atirar paus nos gatos? Tah na hora de mudar não acham?!


Um comentário:

  1. Interessantíssimo... Eu realmente sempre achei estranha a cantiga de atirar o pau no gato. E tem essas duas outras, trágicas. Não há inocência nenhuma nessas cantigas, q é o q deveria haver em coisas desse tipo.

    Mil bjus!

    ResponderExcluir