sábado, 13 de junho de 2009

Por que os poetas morrem?


Gente, eu juro q tirei foto com essa estátua... mas a gracinha da Lu não quis me passar t.t'
Alguém pega as minhas fotos com ela por favor?! Grata!
Falando da estátua, eh de bronze, tá no calçadão de Copacabana e, pra quem não percebeu, é Drummond. Carlos Drummond de Andrade.

Mas indo direto ao ponto do assunto... Porque os poetas morrem?! Oras... pq todo mundo que é vivo um dia tem que morrer.
Porém não é dessa morte que falo... falo da morte em comum deles... a Tuberculose. O caso de Drummond é um pouco diferente e vou deixá-lo de lado por agora.

Os grandes poetas da antiguidade, principalmente os romancistas, morriam mto jovens, boa parte antes dos 50, deixando obras lindas e repletas de dores de vários amores, ou de um amor devastador que lhes ascendeu à fama e lhes degradou ao fim.
Na cultura oriental há uma crença de q cada sentimento está intimamente ligado a um órgão e os pulmões são ligados à tristeza. Tuberculose já foi denominada "O mal dos poetas".

Então por base nisso, poetas morriam de tristeza. Mas espere um pouco... se eram dores de amores, não deviam morrer do coração?
Alguns céticos explicam que os poetas levavam uma vida muito bohemia, muito sereno, muitos devaneios sob a chuva e como viviam de sonhar e escrever, não cuidavam direito da saúde, não se alimentavam bem. Em consequencia a isso... tuberculose.

Interessante é a ligação da poesia à tristeza. Os melhores versos vem em momentos de dor, onde somente papel e pena (ou caneta...) são companhia para um bom desabafo. A tristeza é poética, eu costumava fazer versos lindos em meus tempos de 'bichinho obscuro', mas eu prefiro me manter loonge dessa profissão, ao menos com versos tristes e lindos, somente as vezes quando nescessário vandalizar que escrevo algo bombástico!
Vida vida bela vida/ se eu me chamasse Margarida/ seria uma rima/ não seria uma solução!

E voltando a Drummond, esse sim morreu de uma profunda tristeza. Sua filha, amiga e confidente morreu de câncer, e ele pediu a sua médica que o receitasse um 'infarto fulminante'. Morreu 12 dias depois.

    Memória

    Amar o perdido
    deixa confundido
    este coração.

    Nada pode o olvido
    contra o sem sentido
    apelo do Não.

    As coisas tangíveis
    tornam-se insensíveis
    à palma da mão

    Mas as coisas findas
    muito mais que lindas,
    essas ficarão.

    Carlos Drummond de Andrade



Um comentário: