quinta-feira, 11 de junho de 2009

Portas, joelhos, hedonismo e dia 12.


Certa vez disse em meu antigo blog que o melhor das minhas crises existêncialistas é que elas passam rápido. E é verdade.
Já me sinto uma pessoa normal, algo mudou, está diferente e eu nem percebi ainda, mas isso é questão de tempo, agora basta que eu siga com minha melancolia até as coisas ficarem mais claras.

Como eu adoro metáforas, vou ditar uma:

-Imaginem-se num túnel escuro, o túnel é estreito, frio, você não pode voltar pq o túnel vai se desfazendo a medida em q vc passa, o único caminho possível eh pra frente. A única coisa que ilumina seu caminho é uma vela, pingando incomodas gotas de cera quente em seus dedos de vez em quando.
De repente seu caminho unilateral é interrompido. Há uma porta, uma grande porta de metal com demônios em alto relevo e a fechadura dentro da boca de um leão, do outro lado um barulho ensudercedor, uma luz forte passando pelas frestras... vc está assustado, sua vela está acabando e o túnel atrás de vc se desfazendo.

Você então só tem duas opções:
-Manter-se paralizado de medo esperando o escuro e a queda;
-Enfrentar a porta e ver oq há de tão terrível atrás dela.

Medo é paralizante, mas é enfrentável. A minha porta era velha, há muito tempo não aberta... eu forcei e ela tombou num estrondo forte.
A poeira levantada e a súbita claridade (Ai meus olhos foto-sensíveis!) não me deixam ver o caminho... e agora a única coisa que posso fazer é esperar a poeira assentar e meus olhos se acostumarem, pra eu poder ver meu caminho, ver o que devo enfrentar dessa vez.

Meu momento é exatamente esse de espera, muita poeira e pouca visão... Algo inevitávelmente ficou pra trás, foi perdido, é o que se acontece quando se evolui uma etapa, como uma serpente que perde uma pele a cada vez que cresce, a curiosidade pelo que virá é grande, o medo de não conseguir e a vontade de parar na porta são pensamentos q zunem em minha mente como muriçocas teimosas. Mas eu vou esperar.

Algo que foi evidentemente perdido no tempo foi a saúde de meus joelhos. Me sinto uma senhora de cabeça branca ao confirmar que já não sou mais tão jovem. E ae me repreendo, só (quase) 20 aninhos, tantos dariam tudo pra terem essa idade. Estou em transição, meus joelhos não me acompanham mais... talvez pelo peso, ou pelo que os obriguei passar... ou somente pelo delicioso frio de junho, eles simplesmente resolveram ranger! Há um certo prazer nisso, a cada estalo uma lembrança... quase duas décadas de lembrança... e boa parte de 17 anos disso eu prefiro deixar para trás.

Por falar em prazer, ontem uma de minhas manas me surpreendeu com a frase:
-Mana... você é uma hedonista!
-Hedonista? Eu já ouvi essa palavra... oq significa?!
-JNG mana! Joga no google!

E como o São Google eh o mais sapiente de todos, lancei essa palavra até então desconhecida e vi que Hedonista é a pessoa que busca incessantemente pelo prazer, seja ele altruísta (o prazer em dar prazer aos outros, ou fazer o bem sem olhar a quem) ou o prazer egoísta (prazer pra si próprio). Eu me confirmo como uma Hedonista Altruísta e Egoísta... isso pra adicionar ao meu status de Narcisista, Exibicionista e Egocêntrica. Adoro ser definida em palavras esquisitas e não-usuais.

E Hedonismo tem tudo a ver com dia 12, dar e receber presentes, beijos, amores, prazeres... O maior prazer no dia 12 eh o dos gerentes de motel, sempre faturando. O dia dos namorados tá muito capitalizado, já ateh falei disso por aqui, mas o meu dia 12 nada terá de hedonista.
Sim... ele tá vindo do Rio pra cá e eu too esperando, mas não tão ansiosa. Algo se quebrou e eu ainda não sei o que foi... oq posso eu dizer de amor verdadeiro?! Meu dia 12 ainda será sozinho, eu me amando, me dando e recebendo prazeres de mim... mas os presentes ficarão pra depois da crise.

Dia 12 eu pretendo sair no frio da madrugada e dar uma corrida... espairecer com o vento, meu elemento sempre me ajuda e eu estou precisando me mecher um pouco.

Espero assim saciar meu hedonismo (que o betacaroteno aja em meu cérebro) e não maltratar muito os meus joelhos... e não demorar muito a ultrapassar a porta de ferro que jaz sob meus pés.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Oops,qse fiz caca xD
    Mana,'brigada pelo "quote" no texto.Seu blog está um dos mais gostosos de se ler *-*

    ResponderExcluir